terça-feira, 30 de agosto de 2011

RECAÍDA OU RETROCESSO ?

O dep. Otavio Leite (PSDB-RJ) apresentou um projeto proibindo a privatização da Petrobrás. Lembrei-me de uma frase genial do Pres. Castello Branco numa conferencia na ESG - "se a Petrobrás é eficiente ela não precisa de monopólio, mas se é ineficiente então ela não merece o monopólio". Lógica incontestável, ainda mais agora que já temos a agencia reguladora ANP. Não há dúvida de que ainda estamos longe de nos curarmos do complexo de inferioridade.

Gilberto Ramos - economista

SIDNEY REZENDE

O Sidney Rezende é um jornalista sempre muito aplicado e que todos nós conhecemos por suas apresentações e entrevistas sóbrias na Globo News. Ontem pude assistir uma palestra dele na Associação Comercial, versando sobre a utilização da informática no mundo empresarial. A palestra foi de ótima qualidade e sugiro que procurem o conteúdo no site dele, vale a pena: www.srzd.com.

Gilberto Ramos - economista

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

BOLINHA PRETA - BOLINHA BRANCA

Qualquer cidadão brasileiro - nato ou naturalizado - pode se filiar a um partido político. Para isto basta dar uma cópia do título de eleitor, um documento que ateste a residência e, finalmente, preencher e assinar uma ficha de inscrição. Mesmo que seja um criminoso, nada impede que se filie. Mas os partidos, por sua vez, deveriam ser mais zelosos ao indicarem seus candidatos, filtrando melhor os que possam representar o povo (e o próprio partido). Agora a imprensa está noticiando a quantidade deputados ficha-suja do PP. Uma vergonha que poderia ser evitada se os partidos e seus dirigentes tivessem um mínimo de ética.


Gilberto Ramos - economista

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MENSALÃO MUDOU DE NOME ?

A discussão do momento envolve a governabilidade e a insatisfação dos deputados com os pagamentos das emendas parlamentares. No próximo ano teremos eleições municipais e milhares de candidatos a vereador já estão em campanha. O financiamento destas ambições políticas tem várias fontes, dentre elas as emendas parlamentares. O dinheiro é direcionado para prefeituras onde está o curral eleitoral do deputado e pequenas obras justificam as emendas, porém, quando o dinheiro chega à cidade, o prefeito encomenda a obra para a empreiteira do "amiguinho". Às vezes uma patrol faz o alisamento de uma estrada vicinal pelo triplo do preço e, daí sobra para um "cascalho" para todos. Se a patrol pertence ao primo do candidato a vereador ou ao filho do prefeito não é mera coincidência, e se a estradinha vicinal acessa o sítio do próprio prefeito ... A verdade é a seguinte: não há TCU que baste !


Gilberto Ramos - economista

sábado, 20 de agosto de 2011

LICITAÇÕES E ADITIVOS

Durante muitos anos as licitações eram disciplinadas pelo Dec.Lei 2300, editado no período militar e, aliás, funcionava muito bem. Depois veio a sofisticada lei 8666 que tem dado tantos problemas. Conheci um pequeno empreiteiro de obras que, aético como ele só, pegou uma obrinha de nada para reforma do gradil da varanda do aeroporto de Belém. Depois, de aditivo em aditivo, fez até a pista, ficou rico e, hoje, mora numa mansão na Barra e tem uma Ferrari na garagem. Para acabar com essa corrupção recorrente por que não apelar para convenios com universidades federais que poderiam, com isenção, fiscalizar a técnica de construção e impedir a corrupção ? Isto, em administração, é o que se chama de quarterização. Já que o TCU vive levando "bola nas costas" .... Vale consultar os universitários .....

Gilberto Ramos - economista

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PRESCRIÇÃO VERGONHOSA

No próximo dia 27 ficarão prescritos os crimes cometidos pelos "mensaleiros". Até aí nada de novo. Acontece que ainda temos uma mínima esperança: a execução penal fica apenas suspensa durante o exercicio do mandato e a contagem do prazo recomeça logo após a não reeleição do político pilantra. É por isso que alguns deles lutam a ferro e fogo para se reelegerem. Entretanto, nada impede que os políticos sem mandato sejam julgados, a não ser que o STF seja conivente.

Gilberto Ramos - economista.

sábado, 6 de agosto de 2011

PREPARANDO AS OLIMPÍADAS ...

Nesta última 6ª feira um amigo meu chegou com a esposa de uma viagem pela Europa e ficou quatro horas na fila da PF até ser liberado no Galeão. Felizmente não foi assaltado no caminho para casa. Essa demora vexaminosa teve logo uma explicação pelas autoridades "competentes": foi porque chegaram seis aviões grandes simultaneamente e só havia um funcionário para desembaraçar os paasageiros. Eu proporia as seguintes medidas corretivas: 1) processar os funcionários faltosos, inclusive e principalmente o chefe deles; 2) elogiar e dar um bom prêmio ao único funcionário que estava trabalhando; 3) finalmente, liberar todos os passageiros pois não deveriam ser vitimados pela incúria administrativa, afinal o interessado em fiscalizar é o governo e não o passageiro. Tenho dito.


Gilberto Ramos - economista

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

JUROS E APLICAÇÕES TEMERÁRIAS

Formei-me em economia na UERJ, dizem que é uma boa escola. Hoje tenho muitas dúvidas se eu é que não aprendi ou se me ensinaram mal. O fato é que não compreendo como o Brasil compra títulos do Tesouro americano com juros proximos de zero e despreza os títulos brasileiros que pagam a 2ª maior taxa do mundo. Será que a diferença está no grau de credibilidade inversamente proporcional à rentabilidade ?

Gilberto Ramos - economista

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MINISTÉRIO OU MISTÉRIO PÚBLICO ?

O deputado Jader Barbalho, aquele mesmo que foi retirado da presidencia do Senado, foi filmado descendo algemado de um avião da Polícia Federal, foi governador do Pará numa época (gov. Sarney) em que a inflação brasileira beirava os 70% ao mês. Ele foi investigado pela Polícia porque aplicava recursos do Tesouro do estado no overnight, em proveito próprio numa agencia do Banco Econômico do Jardim Botânico. Tudo muito simples: o dinheiro era aplicado no início de cada mês e reposto no último dia, de modo que o caixa do Tesouro paraense "fechava" e o lucro do open market ficava na conta do ex governador. Pergunto: a investigação foi levada ao Ministério Público Federal e teria sofrido "embargos de gaveta" ? Será que o MP não nos deve uma explicação ? Como fica a imagem desta instituição sempre tão ciosa da moral ?

Gilberto Ramos - economista.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ESTUDAR ?

Celina é uma boa amiga minha de muitos anos, moradora da Barra e, no último sábado, ficou num aperto com sua empregada que passou mal com a pressão muito alta. Procurou o Hoispital Municipal Lourenço Jorge e não foi atendida porque, simplesmente não havia médicos. Pudera, e só como exemplo, o Ministério da Saúde fixou em R$ 80,00 a remuneração de uma cirurgia cardíaca com abertura do peito do paciente. Ao mesmo tempo, o governo enviou ao Congresso uma Medida Provisória em dezembro/2010 criando uma comissão para gerenciar as obras da Copa do Mundo de Futebol. São 485 cargos comissionados com R$ 22.000,00/mès. FALA SÉRIO !


Gilberto Ramos - economista