sábado, 29 de outubro de 2011

BALELA DO 13º SALÁRIO

O periodo de pagamento do 13 º chegou e o povão está na doce ilusão de que vai ganhar um presentão dos patrões, obrigados pelo governo a pagar-lhes mesmo só tendo trabalhado 12 meses, aliás, somente 11 se descontadas as férias. O que o trabalhador precisa saber é que o 13º é um engodo pois consta da planilha de custos de todas as grandes empresas, inclusive das estatais. Em resumo, os assalariados já pagaram o próprio "presente" nos preços dos bens e serviços que consumiram. O justo seria diluir o l3º ao longo do ano, aumentando em 8% os salários, assim impedindo que os empresários antecipem a receita da despesa futura. É com um mínimo de inteligência e bom senso que podemos reverter a concentração de renda no Brasil.

Gilberto Ramos - economista

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CRISE ECONOMICA NA EUROPA

De fato, a crise econômica se alastrou pela Europa após a Grecia ter "feito água". Portugal, Espanha e Itália estão em dificuldades e a Alemanha está nadando de braçada. Nesta viagem pela Italia pude ver nuitas fábricas fechadas, um desemprego crescente no setor de serviços e muitas manifestações de rua articuladas via Facebook. Este movimentos não são direcionados ao Berlusconi mas respingam nele. O foco principal é o desalento da classe média. Bem que o Berlusconi tem tentado seduzir os prefeitos alinhados com ele e que podem garantir influência parlamentar. Ele distribui dinheiro para os Prefeitos, ambulâncias (programa sangue-suga), etc. Acho que tem sido assessorado pela dupla Lula/Dirceu .....

Gilberto Ramos - economista

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

INGRATIDÃO COM OS ITALIANOS

Estou viajando pela Itália e sentindo o desconforto com a acolhida que os brasileiros deram ao criminoso Cesare Batistti. A condenação é geral, além da ingratidão que machuca um povo que tanto ajudou o Brasil com uma imigração tão valiosa, tanto de gente quanto de capitais. O Sul brasileiro tem grandes grupos de italianos que se misturaram com as famílias brasileiras, trabalhando na agricultura, nas finanças e na indústria. Bastaria lembrar a Generali, Fiat e SADE. O processo penal que condenou Batistti aqui na Italia foi limpo e foi até o final. Não devolvê-lo para purgar sua pena foi um gesto impensável por parte do Brasil que, lembremos, teve até uma Imperatriz (Teresa Cristina Maria de Bourbon), Princesa de Napoli, e que deixou uma marca forte no coração dos brasileiros tanto que, no final de sua vida, chegou a dizer: - "quem cuidará dos meus soldados mutilados" ? Ela se referia aos que lutaram na Guerra do Paraguai.

Gilberto Ramos - economista

terça-feira, 4 de outubro de 2011

DESPRESTIGIO

A imprensa esportiva noticiou que a FIFA está querendo mudar alguns artigos do nosso Código Penal para inibir a pirataria. Mas este é um tema exclusivo do Congresso Nacional e não caberia qualquer intromissão. Ao mesmo tempo circula a notícia de que a Presidente teria mantido um encontro em Bruxelas com o Secretário da FIFA - Jerome Valcke - para discutir a Copa de 2014. Acho que a Presidente só poderia fazer este encontro com o Pres. da Fifa - Joseph Blater. Menos é desprestígio do cargo, fruto da fraqueza da assessoria.

Gilberto Ramos - economista