terça-feira, 10 de agosto de 2010

SUBSIDIARIEDADE - I -

Aí está uma palavra complicada de se pronunciar, porém, fundamental se quisermos entender a ineficiência dos serviços públicos no Brasil. Ela significa a tese de que o governo deve se abster de tentar fazer qualquer tarefa que a iniciativa privada possa realizar. É impressionante o chamado "aparelhamento" do estado, agigantando-se cada vez mais para abrigar os "parasitas do reino". Rui Barbosa já chamava este estado inchado de "governo multimâmio", ou seja, com muitas tetas onde se agarravam os oportunistas que queriam viver às custas do estado. Frederick Bastiat, célebre pensador liberal e uma das minhas admirações, definiu magistralmente essa voracidade do estatismo - "o estado é uma grande ilusão em que todos pensam ser possivel que cada qual viva uns às custas dos outros". É impressionante como nossos candidatos a Presidente ignoram as verdades da lógica liberal. Pudera, isso incomoda os demagogos populistas. Se não houver um choque de liberalismo no Brasil, daremos razão a Aldous Huxley (o Admirável Mundo Novo) : o Brasil não é nem desenvolvido nem subdesenvolvido, é simplesmente inviável.
Gilberto Ramos

7 comentários:

  1. Realmente falta uma opção liberal nesta campanha insossa e sem esperança!!!!! O estado brasileiro é enorme e ineficiente.

    ResponderExcluir
  2. João,
    obrigado pelo seu comnentário tão pwertinente.
    Um abraço.
    Gilberto

    ResponderExcluir
  3. Caro Gilberto Ramos,
    Já há algum tempo venho acompanhando os seus comentários, por sinal sempre apropriados, no Programa Luiz Ribeiro na Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Como comungo com suas idéias liberais, políticas e conômicas, tomo a liberdade de enviar-lhe o endereço de meu blog: http://zaibatsum.blogspot.com/ para que possamos trocar idéias e comentários. Gostei muito de suas colocações em seu blog, o qual tomei conhecimento agora há pouco quando você se despediu do programa de hoje dia 16.08.10.
    Um forte abraço e parabéns pelas matérias. Lincarei o seu blog no meu. Sérgio Pires.

    ResponderExcluir
  4. GILBERTO, você está certo. A conclusão do artigo me faz lembrar o que já se disse sobre a Itália; "Governar a Itália não é difícil.....é inútil!
    Estamos perto disso aqui em Pindorama.
    Abraço, GLEUBER

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Sergio,
    Fico feliz com seu interesse nas idéias liberais.
    Um abraço.
    Gilberto Ramos

    ResponderExcluir
  6. ola gilberto. é um disperdicio voce nao ter se candidatado a nada este ano, o brasil precisa de pessoas como voce, com ideias concretas e simples. sera que é dificil raciocinar desta forma? sou seu fã n°. cesar queiroz

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Cesar Queiroz, fiquei feliz com seu simpático comentário.Os comentários me ajudam muito pois me fornecem uma visão realista dos leitores do meu blog. Continue opinando. Embora eu não seja candidato edste ano, ainda não aposentei este meu desejo.
    Um abraço e minhas saudações liberais.
    Gilberto Ramos

    ResponderExcluir

Olá caro visitante! Seja bem vindo! Este espaço é seu, é democrático! Aproveite e obrigado pela visita! Gilberto Ramos