sábado, 29 de janeiro de 2011

JUSTIÇA TARDIA TAMBÉM É INJUSTIÇA - Rui

A CPI do mensalão remeteu o relatório final para o STF e os volumosos processos foram unificados e encaminhados ao Min. Joaquim Barbosa. O problema é que, entre os denunciados, há 48 parlamentares, fora outros que faziam o "serviço sujo" para seus chefes. A quantidade de envolvidos implica na convocação de centenas de advogados e uma multidão de testemunhas. Trocando em miudos: todo o ritual arrastado e sensacionalista que assistimos pela televisão no Congresso vai ter reprise no STF. Tudo faz crer que os canalhas do mensalão não serão sequer incomodados. Aliás, alguns até já viraram ministros de estado.
Gilberto Ramos - economista

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SE CORRER O BICHO PEGA ......

Não gosto dos meus coleguinhas economistas que adoram falar complicado e usar palavras em inglês para impressionar as platéias. A verdade é que o Banco Central e o Ministério da Fazenda estão se mostrando impotentes para segurar a queda do dolar. Já compraram um caminhão da moeda americana (o Obama agradece) e nada do dolar subir um pouco. Quero ver o balanço de 2010 do BC:  se não aparecer um baita prejuizo, gostaria de saber qual a alquimia contábil empregada. A questão é bem simples: o Brasil (via COPOM) tem elevado os juros Selic com a desculpa de segurar a inflação mas, na verdade, tem recebido montanhas de dólares que estão visitando nossos cofres para faturarem na especulação dos juros altos. Eles ganham muito dinheiro comprando títulos públicos brasileiros e, ao mesmo tempo, abarrotam o Brasil de dólares que prejudicam nossas exportações. Os bancos brasileiros, aplicando em títulos Selic, estão ganhando tanto que ameaçam regorjitar. O dinheiro que eles aplicam (e ganham uma bolada), boa parte é oriunda de capitais estrangeiros. Pobre BC .....
Gilberto Ramos - economista

sábado, 22 de janeiro de 2011

IMORALIDADE VITALÍCIA

A imprensa tem noticiado as aposentadorias escandalosas que alguns políticos recebem vitaliciamente. São ex governadores e outros tantos que passam pelo cargo por um período pequeno e usufruem desta imoralidade pelo resto da vida. Isto acontece no Rio e pelo Brasil todo. Aqui mesmo tem um tal de Conselho de Contas, que nem chegou a funcionar, mas até comprou o mobiliário, os seus ilustres conselheiros foram nomeados e, passados tantos anos, continuam recebendo sem trabalhar. Pois creiam nesta estorinha que vou contar. Em Fortaleza existe ex vereador por apenas um dia que, desde 96, recebe salários integrais por aposentadoria. Ele era suplente e combinou com outro vereador que este, no último dia da legislatura, pediria licença abrindo a vaga para que assumisse o mandato. O Prefeito de então Antonio Cambraia, um homem de bem que tive a honra de conhecer, entrou na Justiça para cancelar aquela maracutaia alegando que o mandato era temporário e, portanto, não daria direito àquela mordomia. Pois bem, eles incluiram na Lei Ogânica a expressão "mandato efetivo", o titular ao invés de pedir licença simplesmente renunciou e o substituto picareta tomou posse com solenidade e toda pompa por apenas um dia. Isto acontece pelo Brasil afora e já tentaram derrubar na justiça, mas os vigaristas alegam o famigerado "direito adquirido" e continuam recebendo. Viva o Brasil !
Gilberto Ramos - economista

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A TURMA DE RIBEIRÃO PRETO e/ou NEGRO

Antonio Palloci elegeu-se deputado federal (PT-SP) e foi logo nomeado pela presidente Dilma para a importante função de ministro da Casa Civil. Talvez valesse a pena recordar alguns nomes que lhe são muito próximos, não porque eu tenha qualquer esperança de que venham a ser punidos, mas, pelo menos seus nomes não serão esquecidos de vez. Ei-los: Vladimir Poleto, José Roberto Conalghi, Roberto Carlos Kurzweil, Ralf Barquete e ROGERIO BURATTI, a estrela da companhia.
Gilberto Ramos - economista

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A CAPTURA DA DILMA

Uma das coisas boas do novo período presidencial é a ausência das bravatas diárias do Lula. Abrir o jornal pela manhã sem ter que olhar o "sapo barbudo" como dizia o Brizola, ainda por cima regorjitando bravatas e fanfarronadas, já é um alívio. Mas o que me preocupa é a sensação de que a presidente Dilma está sendo capturada pelos escroques políticos. Quando analiso o ministério transbordando de tão inchado, e com nomes como  Garibaldi Alves na importante pasta da Previdencia Social, o octogenário Pedro Novais no Turismo, Palocci (o algoz do caseiro Francenildo) na Casa Civil, e Moreira Franco (o genro do genro) na importante secretaria de assuntos estratégicos, confesso que fico com vontade de chorar. 
Gilberto Ramos - economista

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A POLITIZAÇÃO DO STF

O STF, o mais elevado órgão da Justiça brasileira, é composto de 11 ministros que, como condição, devem possuir conceito ilibado e notório saber jurídico. Entretanto, neste momento está faltando um ministro (são apenas 10), provavelmente a ser indicado pela Presidente Dilma nos próximos dias. O último que foi nomeado por Lula foi o Ministro Toffoli, nome contestado pelos juristas mais ilustres, eis que ele havia sido reprovado em concurso para juiz de 1º instância, isto mais de uma vez. Do atual elenco de ministros (10), 8 deles foram nomados pelo Pres. Lula. Estou lendo um livro notável -"O CHEFE" - de Ivo Patarra. Lá está registrado, com todas as letras nomes, datas e situações, enfim o mar de lama que foi o período dos oito anos de Lula. Com a composição política do STF, diminuiram minhas esperanças de que algum político corrupto seja preso. Só nos resta torcer.
Gilberto Ramos - economista

domingo, 16 de janeiro de 2011

JOSÉ ALENCAR

INCRÍVEL COMO A IMPRENSA ADORA UMA DESGRAÇA. AS MORTES NA REGIÃO SERRANA É CLARO QUE DEVERIAM MERECER MUITO ESPAÇO E, SOBRETUDO, DEBATES E COMENTÁRIOS NA MÍDIA. MAS IMPRESSIONANTE TAMBÉM FOI O ESQUECIMENTO A QUE RELEGARAM A AGONIA DO VICE JOSÉ DE ALENCAR. ANTES HAVIA ATÉ REPORTER DE PLANTÃO NA PORTA DO HOSPITAL SIRIO-LIBANES. E AGORA ?
GILBERTO RAMOS - ECONOMISTA

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

UM PESO E DUAS MEDIDAS

Cesare Batistti e Tomaso Buscetta cometeram o mesmo tipo de crime: homicídio. Ambos foram presos no Brasil a pedido da Interpol e da Justiça Italiana. Um foi extraditado (Buscetta) e o outro continua flanando na impunidade brasileira (Batistti). É o caso típico de um peso e duas medidas. E a justiça que se dane.
Gilberto Ramos - economista

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

DESLIZAMENTOS E MORTES

A televisão tem mostrado a profusão de desmoronamentos ocasionados pelas chuvas e as mortes que elas provocam. Quando um motoqueiro carrega um carona sem capacete, ele pode ser processado e responder criminalmente se sobrevier um acidente em que o caona seja vitimado. É a chamada responsabilidade criminal solidária. Eu quero que a imprensa e a polícia investiguem que político leviano forneceu o material para aquela família infeliz construir o barraco precário que a vitimou. É muito estranho que os políticos "bondosos" não se apresentem na hora do socorro. Eles deveriam ser processados criminalmente e com muito rigor.
Gilberto Ramos - economista

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

AS INUNDAÇÕES

Já reparam que os Metrô do Rio, mesmo sendo abaixo do nivel da rua, não inunda ? Explicação: quando foi projetado, os engenheiros executores da obra tiveram o cuidado de: 1) colocar dois degraus altos na entrada de cada estação; 2) constrir gigantescos reservatórios de armazenamento pluvial; 3) nestes reservatórios estão montadas imensas bombas de recalque que enviam a agua acumulada sob pressão para a rede de aguas pluviais. O sistema tem funcionado bem há muitos anos e poderia servir de exemplo para situações assemelhadas em outras cidades. O eng. Noel de Almeida, primeiro preseidente do Metrô, bem que poderia ser consultado.
Gilberto Ramos

sábado, 8 de janeiro de 2011

O REALISMO CUBANO

O decrépito regime cubano finalmente caiu na real: vão dispensar 1 milhão de funcionários públicos visando atingir um equilíbrio fiscal minimamente tolerável. Cuba não tem mais a velha e surrada desculpa de acusar os Estados Unidos por todos os males que afligem a panacéia de Fidel. É bem verdade que ela conseguiu muitos fãs pela doce ilusão de que o estado e Santa Casa são sinônimos. Aqui mesmo no Brasil tivemos uma legião de incautos fanatizados. Mas agora a conta chegou e eles perceberam que seria preciso imprimir uma outra dinâmica para modernizar aquele estado obeso e improdutivo. Infelizmente, os brasileiros ainda estão defasados, mesmo em relação aos maus exemplos dos países mais atrasados. Detalhe: os EUA já acolheram mais de 1 milhão de cubanos na região da Flórida., e els não querem voltar para Cuba nem que recebam passagem de volta e uma boa indenização dos americanos. Devem ter carradas de razão.
Gilberto Ramos - economista

SABENDO MAIS DE BATISTTI

Continuo defendendo a extradição do criminoso Cesare Batistti que, com a desculpa esfarrapada - e inaceitável - de ativismo político, matou quatro pessoas na Itália. É inacreditável que o governo brasileiro ainda esteja abrigando este bandido. Talvez fosse mais aceitável que ele aplicasse o "golpe da barriga" assim como o Ronald Biggs: emprenha uma "Raimunda" e garante a permanencia no Brasil. Quem quiser saber mais sobre o vigarista Batistti, sugiro acessar o site http://www.italiamiga.com.br/, imperdivel a leitura da entrevista de Pietro Butti, seu ex cúmplice. Será que as autoridades brasileiras investigaram Batistti antes desta aberração do asilo político ?
Gilberto Ramos - economista

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

AS FACÇÕES DO TRÁFICO EM BRASILIA

As facções criminosas que vivem em guerra pela disputa dos pontos de venda de drogas no Rio e SP parece que lançaram moda em Brasilia. O tráfico de drogas acabou copiado pelo tráfico de poder político. É este o espetáculo vergonhosio que estamos acompanhando na disputa entre PT e PMDB. Não seria o cado de uma ação pacificadora como no Morro do Alemão ? Que tal uma UPP no Congresso ?
Gilberto Ramos - economista

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

EDUARDO CUNHA E O SEGUNDO ESCALÃO

O Dep. Eduardo Cunha, atualmente no PMDB, é uma das figuras sombrias dos corredores brasilienses. Depois de ter ocupado a Diretoria Administrativa e Financeira da Telerj, recomendado pelo amigo Dornelles, passa para a Secretaria de Habitação do Estado, aproveitando a nova e oportuna ligação do padrinho com Garotinho. Candidatou-se a Dep.Estadual pelo PP mas só obteve a terceira suplencia. Como continuava na CEHAB e o Ministrério Público Estadual estava apurando algumas transações nebulosas na CEHAB, movimentou-se rapidamente e, através de uma alquimia política  bem engendrada pelo seu partido, então presidido por Dornelles, pulou de 3º suplente para assumir o mandato de Dep. Estadual , assim obtendo imunidade parlamentar que lhe garantiria tranquilidade opracional. Passo seguinte, aproxima-se de Francisco Silva, Dep. Federal do PP e, através de outra negociação, assume a candidatura a Dep. Federal e, em troca, garante a eleição do filho de Francisco Silva (Fábio Silva) para Dep. Est. Agora está em curso uma investigação para apurar irregularidades na Rádio Melodia e, novamente, aparecem os mesmos personagens. Será que as investigações avançarão ? Duvido.
Gilberto Ramos

sábado, 1 de janeiro de 2011

A BOLA FORA DE LULA NO CASO BATISTI

O Pres. Lula terminou mal o seu governo com a aceitação do exilio de Cesare Batisti.  Ele foi julgado na Itália após ter matado 4 pessoas. A motivação dos crimes pouco importa. Os processos correram segundo as regras da justiça italiana e Batisti teve todos seus direitos processuais preservados. Ele fugiu da prisão matando o carcereiro tomando-lhe a arma e fuzilando-o friamente. Foi para a França e lá recebeu a ajuda - inclusive financeira - da célula comunista da qual fazia parte Carla Bruni. Procurado pela Interpol acabou preso no Brasil no instante em que recebia uma quantia em dinheiro através de um "companheiro" francês. O governo italiano pediu ao Brasil sua extradição para que cumprisse  a pena na Itália e o governo brasileiro refugou. É bom lembrar que o Braisl já teve uma imperatriz italiana - Teresa Cristina - napolitana de nascimento e que casou por procuração em 1843 com Pedro II. Detalhe: ao chegar ao Brasil engajou-se nas tropas brasileiras e foi lutar na Guerra do Paraguai. Chegou a ser chamada de "mãe do brasileiros" por gratidão dos Voluntários da Patria. Mas se não bastasse o papelão com a Itália, é bom lembrar que nossa caricata primeira-dama (Marisa Leticia), a quem o Lula chama carinhosamente de "minha italiana", requereu e conseguiu o passaporte italiano, segundo ela porque nunca se saberia o dia de amanhã. E, por favor, que nunca mais chamem o Palmeiras de Palestra Itália. Os italianos não mereciam a ingratidão deste infeliz episódio do Batistti.
Gilberto Ramos - economista e descendente de italiano