A imigração sempre foi importante para o Brasil, haja vista o progresso que ela gerou nos estados do Sul. Era gente que , embora pobre, vinha de países com bom lastro civilizatório e, sobretudo, acostumados ao trabalho. Trouxeram uma bagagem de ética religiosa altamente favorável e ajudaram muito no progresso brasileiro. Agora vejo com preocupação a invasão haitiana no Acre. Aquilo me parece mais contrabando de gente do que imigração, ou será que o Voodoo vai nos trazer progresso ?
Gilberto Ramos - economista
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gilberto, bom dia!
ResponderExcluirApesar de muito pragmático este post flerta com o "pré-conceito". Sim a imigração européia trouxe progresso e uma troca importantíssima para a formação de nossa sociedade. Porém não podemos deixar de citar a contribuição de culturas "não européia" a nossa formação enquanto povo. DNA Asiáticos, africanos e por que não "latinos" estão presentes na nossa formação enquanto povo e na construção do progresso do país.
Quanto a contribuição religiosa, a excessão de alguns preceitos éticos, confesso meu preconceito pois entendo como o Ópio do povo e raíz de grandes males da humanidade.
PS.: Admiro muito sua figura e gostaria de vê-lo novamente ativo na vida politica. Creio que a gaiola de ouro e a assembléia legislativa precisam de homens como você.
Ricardo Santos
(twiter)@rjss.santos
Prezado Ricardo, O Brasil deve muito à imigração oriunda de países desenvolvidos que vieram buscar oportunidades e terras. Infelizmente temos que selecionar o fluxo migratório, ou seremos invadidos por oportunistas derrotados nos seus países de origem. Copiemos os países desenvolvidos que restrigem bastante a imigração. Um abraço.
ResponderExcluirGilberto