Agora virou moda enxergar o Brasil como se fosse um mar de rosas, como se fosse possível um país, repentinamente, ser transformado em potência mundial. Claro que temos feito progressos, porém, continuamos ainda muito atrasados. O real valorizado é ilusório pois me faz lembrar da Africa do Sul com o dólar sul africano valendo mais do que o dólar americano. Depois que cessou o bloqueio comercial e soltaram o Mandela após 29 anos preso apenas por sua negritude rebelde, resolveram promover uma Copa de Mundo e todos ficamos conhecendo a odiosa concentração de renda gerando bolsões de pobreza inimagináveis. A África do Sul sempre viveu da exploração de diamantes e petróleo, tudo coordenado por interesses estrangeiros, e nada produzindo como fruto da tecnologia. Espero que o Brasil aprenda com o infortúnio sul africano.
Gilberto Ramos - economista
Contas em ordem já começam a dar um alento. Problema continua sendo a base: educação. Aliás, tem um artigo ótimo na Veja escrito pelo Gustavo Ioschpe.
ResponderExcluirFabiano, de fato a falta da educação é um freio-de-mão puxado. Sempre desconfio das contas. Este velho economista aprendeu na faculdade que os números não mentem, mas os bons economistas sabem mentir com eles, o que é um perigo imenso.
ResponderExcluirGilberto